segunda-feira, 2 de junho de 2008

A leitura, a matemática, as ciências, e a filosofia

Nos últimos anos a OECD (Organization for Economic Co-operation and Development) vem desenvolvendo o excelente Programme for International Student Assessment (PISA). A idéia do projeto é avaliar e comparar o desempenho de alunos de 15 anos de idade de diversos países em leitura, matemática e ciências (veja aqui).

O resultado é assustador. No teste de 2000 foi avaliada a capacidade de leitura e compreensão de textos dos alunos em 32 países. Advinhem a posição do Brasil. Pois é. Último colocado disparado (veja na página 4 desse relatório).

Em 2003 foi a vez dos testes de matemática. O Brasil foi 38º de 40. Chegou na frente apenas da Tunísia e Indonésia (veja a página 11 desse relatório).

Em 2006, ciências. Dessa vez 52º de um total de 57 (veja a página 51 desse relatório). Dessa vez fomos melhor do que Indonésia, Tunísia, Azerbaijão, Qatar, e “Kyrgystan” (como se escreve isso em português?).

Como pode-se ver, os resultados demonstram que o ensino no Brasil é pífio. O problema não é apenas estar mal nos rankings, mas estar muito, mas muito atrás de países onde o ensino é apenas razoável.

Pois então. Diante desse quadro calamitoso, o presidente do Brasil em exercício, José Alencar, sanciona hoje o projeto de lei que torna obrigatória a inclusão do ensino de filosofia e sociologia nas escolas do ensino médio (veja aqui). É demais. Ao invés de concentrar esforços no que realmente importa (português, matemática e ciências), o Brasil vai investir tempo e dinheiro em filosofia e sociologia.

Não quero desmerecer a filosofia nem a sociologia que são campos do conhecimento fundamentais, mas como esperar que alunos que mal sabem ler e contar aprendam essas matérias?

O meu medo é que o ensino de filosofia e sociologia se torne apenas mais um instrumento de doutrinação partidária, como já acontece com geografia e história.

Um comentário:

ASerrano disse...

As decisoes no Brasil parecem ser tomadas por avaliadores de obras de romantismo:

-Ah, como eh bonito ensinar filosofia e sociologia para nossas criancas

-Ah, como eh bonito ajudar Cuba, um pais pobre que briga contra o Golias!

O pragmatismo que leva a decisoes dificeis e importantes para o pais eh deixado de lado...