terça-feira, 15 de abril de 2008

Liberdade?

É mais do que claro que sistemas que tentam impor um planejamento econômico de cima pra baixo requerem que as pessoas concordem em todo o código ético, caso contrário elas não estarão dispostas a trabalhar pelo que não concordam. Se os valores pessoais são diferentes, cada um terá o seu objetivo próprio e rapidamente o planejamento ruirá.

A maneira mais efetiva de fazer com que as pessoas aceitem a validade dos valores que elas devem seguir é persuadindo-as de que esses valores são, na verdade, os mesmos valores que elas sempre tiveram, mas que antes não entendiam perfeitamente. Hugo Chávez, por exemplo, abusa dessa estratégia, distorcendo completamente tudo o que foi dito por Simón Bolívar. A técnica usada é a de usar as palavras antigas, mas dando a elas novos significados, pervertendo toda a linguagem. O jornal de hoje nos dá um exemplo vivo (veja aqui). É demais. Ao plantar as sementes da censura na Argentina, Cristina Kirchner explicou o seu objetivo:

- Garantir o direito e a liberdade de que todas as vozes, plurais e democráticas, possam ter acesso aos meios de comunicação.

Precisa dizer mais?

Nenhum comentário: