Segundo pesquisa do Insituto Sensus divulgada hoje, mais da metade dos brasileiros deseja uma mudança constitucional para que o presidente Lula possa concorrer a um terceiro mandato (veja aqui).
É demais. Sem entrarmos no mérito se o Lula faz um bom governo, é corrupto, ou já aprendeu a ler e escrever, a pesquisa demonstra a total incapacidade política de metade da nossa população, além do desrespeito à constituiçào brasileira.
A incapacidade política fica evidente quando o apoio ao terceiro mandato oscila de acordo com a aprovação do governo. Ou seja, ao decidirem a possibilidade de um terceiro mandato para os presidentes do Brasil as pessoas simplesmente avaliam se gostariam de ter o Lula na presidência por mais quatro anos. Ou seja, decisões de longo prazo são tomadas levianamente e questões como respeito à constituição e riscos à democracia parecem ser totalmente ignoradas.
Mas querer que o brasileiro médio pense em qualquer coisa que não seja o crediário das Casas Bahia parece ser pedir muito.
Um comentário:
Sabe qual é maior o problema disso?
É a persistência do personalismo na política. Gostariam de eleger o Lula mais 15 vezes por uma razão simples. Ninguém vai votar em outro candidato da mesma coalisão.
O eleitor não vota em programa, não vota em tendência, não vota em ideologia, não vota nem mesmo em opinião. Vota na PESSOA. E a reeleição só contribui para essa cultura eleitoral disfuncional.
Os brasileiros (pasmem, porque eu já cansei de fazê-lo) acham de verdade que o brasil é governado pelo Lula!!!!
Postar um comentário